Apresentação

ATENÇÃO!!! Já está disponível no site do Seminário a lista dos resumos aprovados em Grupos de Trabalho, bem como as salas e auditórios onde se realizarão cada atividade.

O Seminário Intermediário de Sociologia da UFMG tem o objetivo de reunir cientistas sociais que atuam para exporem suas pesquisas e debaterem as questões sociais candentes de nosso tempo. Propõe-se com isso construir um espaço de debate, diálogo e construção de conhecimento entre docentes e alunos e alunas de pós-graduação e graduação, que possa colocar em relevo as pesquisas sociológicas produzidas no contexto de Minas Gerais e fomentar o intercâmbio entre pesquisadores e a divulgação de seus trabalhos para a comunidade acadêmica.

Em sinergia com o 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, o Seminário Intermediário de Sociologia da UFMG pretende oferecer uma contribuição sociológica original para a compreensão e análise dos desafios nacionais e globais que atravessam as transformações políticas, econômicas e culturais que moldam a vida social contemporânea. Para tanto, o evento oferecerá Mesas Redondas e Grupos de Trabalho voltados para temáticas sensíveis às controvérsias e questões sociais de nosso tempo, como criminalidade, segurança pública, religião e educação.

Vinculado ao Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o Seminário Intermediário de Sociologia da UFMG tem assim o prazer de convidar os pesquisadores e pesquisadoras que trabalham no âmbito das Ciências Sociais a submeterem seus trabalhos ao evento. São bem-vindas pesquisas teóricas, metodológicas e também etnográficas que se debruçam sobre as temáticas em questão e contribuam para a construção de um espaço crítico e plural que possa fortalecer a Sociedade Brasileira de Sociologia e o campo de pesquisas sociológicas em Minas Gerais. Os melhores trabalhos apresentados serão selecionados pelo comitê organizador deste evento juntamente com o comitê científico do 19º Congresso da SBS para avaliação da Revista Brasileira de Sociologia, a revista oficial da Sociedade Brasileira de Sociologia, qualificada no estrato superior da avaliação de periódicos da Capes.